PROGRAMA DE AUTO-REGULAMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA DE CAFÉ
Em março de 1991, 180 dias após a sua promulgação, entrava em vigência o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Foi o primeiro estatuto do país a se preocupar em garantir a satisfação dos consumidores. Dois anos antes, interessada em elevar a qualidade do café consumido pelo povo brasileiro, a ABIC lançava o Programa de Autofiscalização da Indústria de Café, um projeto inédito e ousado, considerado um dos maiores sucessos dos últimos anos no setor de alimentos e bebidas, mais conhecido como Selo de Pureza ABIC.
A iniciativa obteve resultados significativos. Até 1986, o Brasil consumia 6,7 milhões de sacas de  60 kg de café. Em 2004, o consumo subiu para 14,9 milhões de sacas. Atualmente o brasileiro consome mais do que duas vezes a bebida desde a implantação, em 1989, do Selo de Pureza ABIC.
Criada em 12 de março de 1973, a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC surgiu da necessidade de aglutinar as ações desenvolvidas pelos Sindicatos e Associações estaduais da atividade industrial torrefadora, até então dispersas e isoladas, com o objetivo de coordenar e reivindicar os interesses em âmbito nacional.